Tenda de familiares da boate Kiss é desmontada para reforma

Vitória Parise

Tenda de familiares da boate Kiss é desmontada para reforma
Foto: Flávio Silva (Arquivo Pessoal)

Na manhã desta quinta-feira (23), a tenda de familiares de vítimas da boate Kiss, localizada na Praça Saldanha Marinho, foi desmontada para reformas. De acordo com Flávio Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) , foi obervada a necessidade de reforçar a estrutura, que foi substituída no dia 27 de junho de 2013, e permaneceu no local desde então. Ao longo dos quase 9 anos, a tenda recebeu ajustes pontuais, como a troca das lonas que estavam ressecadas devido à forte exposição de sol e chuva.

A primeira estrutura foi montada no dia 2 de abril de 2013, com fotos das 242 vítimas fatais da tragédia. O acúmulo de poeira e folhas resultou no apodrecimento na parte superior das colunas que sustentavam o abrigo, o que implicou na substituição do material.

Leia também:

Vítima da Kiss é homenageada em nome de ginásio de Santa MariaSérie sobre a tragédia da boate Kiss tem gravações no Estado

O banner alocado na tenda foi substituído em 2020, por meio de uma doação da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm). Agora, a proposta é melhorar por completo este espaço importante para a comunidade santa-mariense.

– Não é um abandono, não podemos perder a oportunidade de realizar essas melhorias nesta tenda que nos serviu de abrigo para várias atividades, além da busca por justiça. É o nosso ponto de memória que a gente mantém até o dia de hoje, faremos isso até que um memorial seja construído para as vítimas – explica Flávio.

Quadradinhos de amor

Foto: Divulgação

A tenda foi ponto de encontro do projeto Quadradinhos de Amor, iniciativa liderada por um grupo de 15 mães de vítimas, que confeccionavam kits com mantas, sapatinhos, casacos e, alguns com fraldas e lenços umedecidos, destinadas para recém-nascidos, e o material era entregue em unidades de saúde de Santa Maria.

Com a chegada da pandemia, os encontros presenciais foram suspensos. O objetivo é retomar as atividades após a reforma da tenda, que deve ser montada em um período de 20 a 30 dias.

Vitória Parise, vitoria.parise@diariosm.com.br

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha Imposto Solidário registra arrecadação recorde de repasse para fundos municipais Anterior

Campanha Imposto Solidário registra arrecadação recorde de repasse para fundos municipais

Jogo de Cintura: nós descansamos? Sabemos descansar? Ou será que estamos perdendo esta “habilidade”?  Próximo

Jogo de Cintura: nós descansamos? Sabemos descansar? Ou será que estamos perdendo esta “habilidade”? 

Geral